quinta-feira, 16 de maio de 2013

Como surgiu? - Moda

Oi, gente, tudo certinho com vocês?

Andei uns dias sumida, estava meio ocupada e acabei não postando para vocês, mas minhas parceiras não deixaram vocês na mão e fizeram posts bem legais. Enfim ... Hoje estou postando mais um "Como surgiu?" para vocês e nada mais justo do que ser "Como surgiu a moda?" Êêêê!


A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. A variação da característica das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, usava-se um estilo de roupa desde a infância até a morte.
A partir da Idade Média, as roupas eram diferentes seguindo um padrão que aumentava segundo a classe social, houve até leis que restringiam tecidos e cores somente aos nobres.
A burguesia que não era nobre, mas era rica, passou a imitar o estilo nobre das roupas iniciando um processo de grande trabalho aos costureiros que a partir de então, eram obrigados a produzirem diferentes estilos para diferenciar os nobres dos burgueses. Com a revolução industrial no século XVIII, o custo dos tecidos diminuiu bastante, em 1850 com a invenção das máquinas de costura o custo dos tecidos caiu ainda mais.A partir de então, até os mais humildes puderam comprar roupas melhores. Mesmo após a facilidade das confecções, as mulheres ainda eram privadas da modernidade continuando a usar roupas sob medida. A partir desta dificuldade, surgiu a alta costura que produzia diferentes estilos por meio de estilistas que inventavam tendências.
Os anos se passaram, foram cada vez mais criadas novas tendências, marcando assim suas evoluções. A moda tem o poder de marcar décadas, assim como década nas de 60,70,80,90. Se pararmos para prestar atenção, vivemos em função da moda, seja nas roupas, cabelos, maquiagem, modelos das casas, veículos, brinquedos... Tudo em que esta ao nosso redor tem influência da moda.


Anos 60

Anos 70

Anos 80

Anos 90

Pelas fotos da pra ver a evolução das décadas, onde nos anos 60 usava-se tecidos mais estruturados, vestidos e conjuntinhos bem modelados, nos anos 70 o movimento hippie estava em alta e caracterizava as vestimentas da época, nos anos 80 os tecidos ficaram mais leves e com cores diversificadas e chamativas, continuando assim na década de 90, onde mostra a forte influência do jeans que perdura até hoje.

Portanto, o mundo modista vai moldando-se com o tempo. Um look diário, um novo desfile, algo que algum famoso usou, um look rocker ou pin up, um estilo boho ou hippie, vestidos e casaquinhos da sua avó, tudo isso vai sendo renovado e reinventado ao passar dos anos e constitui a moda.

Referências 

Clique aquiaqui.

E ai, gostaram do "Como surgiu?" da vez? Espero que sim, rsrs.

BeijosBeijos



 

Nenhum comentário: