sexta-feira, 25 de abril de 2014

Doação de Cabelo : Cabelegria

Olá gente, como estão?



Quem me segue no instagram ou twitter e me tem no face sabe que no dia 26 de março eu cortei meu cabelo para doar para o Cabelegria. Bom, o cabelegria é um projeto voluntário que arrecada cabelo para fazer perucas para crianças com câncer que estão passando pelo tratamento quimioterápico e doam sem cobrar nada, pois tem o intuído de levar alegria para as crianças, o que ajuda muito no tratamento com o aumento da auto-estima. Eles aceitam todo tipo de cabelo, até mesmo com química e só exige que tenha 10cm no mínimo, mais ou menos um palmo. O projeto existe a 7 meses e tem tido grandes conquistas. Sigo todas as redes sociais possíveis do projeto facebook, instagram, twitter e acompanho o tanto de doações que eles estão recebendo. O processo de entrega de perucas deles depende do salão Andrea Lopes, o qual é o único hoje que confecciona de forma totalmente gratuita para eles as perucas, por isso o processo pode ser ainda mais demorado, pois vejo em comentários que as pessoas cobram mais entregas das perucas a elas, e elas estão em busca de ajuda para aumentar a confecção e pretendem também começar a disponibilizar um curso para que as pessoas aprendam a fazer as perucas e conseguir ter alguém fazendo perucas só para elas.

Como conheci o projeto?

Conheci o cabelegria assistindo ao Caldeirão do huck, programa popular da rede Globo que é transmitido nas tardes de sábado, no dia 08 de março desse ano. Fiquei sensibilizada com o projeto e desejei muito fazer doação para eles. Já havia visto outro caso de doação de cabelo no fantástico, mas não tinha sido no Brasil e até então eu não conhecia nenhum projeto por aqui e foi assistindo ao programa que conheci todo esse mundo fantástico de pessoas de bom coração que pensando no próximo se mobilizaram para fazer o bem. As amigas Mariana Robrahn e Mylene Duarte criaram uma Hashtag na internet, para que o Luciano Huck (apresentador do programa) pudesse conhecer o projeto voluntário e pudesse ajudar a divulgar de alguma forma, e foi ai que ele apresentou o projeto, explicando como ocorria, junto com o quadro "vezes mil" e fez com que muitas pessoas pudessem também conhecer.

A partir disso decidi que iria doar e fui pesquisar na internet o endereço e como faria para fazer a doação, no tempo eles ainda não tinham o site oficial, pois estava em construção, mas já havia sido citado em muitos outros sites e encontrei o grupo no face e o instagram. Lá vi vídeos de crianças que receberam as doações, milhares de pessoas que doaram o cabelo, dentre elas até homens.

Junto com a minha doação foi mais 2 pedacinhos de outras duas pessoas, da minha amiga Naiana e da minha cunhada Monike. Naiana Já havia conhecido o projeto e em uma conversa comentamos que doaríamos e então resolvemos cortar juntas. E depois de saber o motivo de ter cortado o meu cabelo, a mãe do meu namorado achou lindo a ação e conversou com Monike para que ela doasse também e ela (minha sogra) só não doou o dela também, porque já tem o cabelo curto e não tinha o tamanho suficiente para a doação.

Como fazer a doação?

No site do Cabelegria ensina como fazer a doação, mas já adianto que para doar seu cabelo, deve medir o tamanho que deseja, com no mínimo 10cm,amarrá-lo fazendo um rabo de cavalo antes de cortar e depois colocar a mecha em um saco plástico. Foto do passo a passo : 

(Fonte: Cabelegria)


Aqui estão as fotos da embalagem que fiz para colocar os nossos cabelos:

 Saquinhos com os cabelos e grampeei em cada um o nome ou o instagram. 
 Coloquei os cabelos em um envelope grande, junto com uma cartinha que escrevi, mas acabei não enviando assim, pois quando chegou no correio, o funcionário perguntou o que era e quando falei que era cabelo, ele falou que tinha que enviar em uma caixa, daí comprei lá uma caixa que deu pra colocar o envelope dentro, sem dobrar e preenchi novamente tudo direitinho, o endereço do remetente e destinatário, nos locais devidos que já havia na caixa do correio. Quem tiver alguma caixa em casa pode colocar nela mesmo e escrever o endereço do Cabelegria assim como eu fiz, o funcionário do correio me informou que eu poderia fazer isso, mas como não tinha nenhuma caixa em casa, comprei e enviei com a do correio mesmo, ela custou R$ 4,10.  O funcionário lacrou, me informou o valor total do frete e junto com a nota disponibilizou um código de rastreamento para poder acompanhar sua encomenda. 

O endereço que deve enviar o seu cabelo é : 
Na foto está o endereço do Cabelegria. Caso não tenham total confiança ou medo de erros, é só confirmar o endereço na foto oficial do projeto que achei no Twitter deles:


Fotos com a Hashtag que o cabelegria criou para o Luciano conhecer o projeto, das meninas do projeto (Mylene Duarte e Mariana Robrahn) com o Luciano Huck e de duas meninas que ganharam as peruquinhas.


E finalmente minhas fotos mostrando como meu cabelo era antes e como está agora depois da doação:


Bom, espero ter ajudado vocês a conhecerem o projeto e sentir interesse de ajudar. Não há nada melhor nesse mundo do que fazer o bem, ajudar o próximo com amor. Tudo que é feito de coração é lindo e possível nesse nosso mundo, faça o bem sempre que possível. E saiba que fazer o bem não é só doar cabelo, sangue, medula óssea ou coisas do tipo, mas realizar pequenos gestos que pode adotar no seu dia a dia e as colaborações e bondades que pode fazer durante a sua vida. Espero que tenham gostado, fico muito feliz de poder dividir isso com vocês. Beijos, beijos.

Emilly Taiane

Nenhum comentário: