terça-feira, 1 de abril de 2014

Fases

 
 
O nosso mundo dá tantas voltas, tantas coisa acontecem ao longo dos anos, a vida sempre segue, mesmo sem roteiro. Alguns sonhos deixam de ser ideais, dando espaço para sonhos que nunca imaginamos sonhar. Alguns sonhos se realizam sem muito empenho, outros gastamos nossa vida em realizar. Tantos planos, objetivos, metas que traçamos e deixamos pra lá, ou talvez, não dormimos sem realizar.
A vida passa tão depressa que só nos damos conta quando já passou. Ou nos preocupamos tanto em fazer da vida importante que nos esquecemos de fazê-la valer a pena. O que é que realmente importa? Eu já tive sonhos de menina, de adolescente e agora descobri que tenho que sonhar novos sonhos. Alguns sonhos que eram essenciais viraram hobby, a profissão ideal parece tão impossível que não se encaixa na vida real. Sabe, a Barbie nova não aparece mais na lista de natal. Viagens, passeios, amigos, amores já não fazem parte do plano para rotina, gente grande diz que isso é fantasia.
 
Agora tenho trabalho, estudo, compromissos sérios. Um dia, talvez, terei marido e filhos, um apartamento e um carro à pagar. Um trabalho que eu entro cedo e saio tarde. Talvez, eu coma fora todo dia porque não aprendi a cozinhar. Eu vou precisar de um som não aprendi a tocar. Meu inglês é tão vasto quanto a letra das minhas músicas preferidas. Os meus sonhos eram de algodão.
Claro, sempre tem coisas que não abrimos mão. Eu não abro mão da coragem pra sempre levantar, continuar e chegar lá. Eu não abro mão de resolver os problemas na hora, não quero levar pendências para as fases seguintes. Repito pra mim, entenda menina, algumas coisas precisam de um fim rápido. Por mais difícil que seja, por mais que prolongar pareça mais fácil. Minha vida me pertence e eu pertenço a ela, planto hoje o que quero, por que decidi com que futuro quero sonhar. Nem tudo é o que parece, sei que nem todos os amigos vou levar, quantos já ficaram no caminho e eu nem lembrei de contar, resolvi não me preocupar, conheci pessoas que me fazem acreditar que na minha jornada amigos nunca vão faltar. Sigo confiante, deixando os medos infantis e as inseguranças adolescentes, olhando para o meu alvo de um futuro brilhante. Posso largar tudo, mas nunca deixo de sonhar.
 
Quem não tem um motivo pra viver, não é feliz, não tem o que fazer, abriu mão da delícia de sonhar. Talvez, minha casa não seja rosa e eu não vá a praia todo domingo. Mas se na singeleza do meu querer no meu lar tiver amor não me importo com o que vou ser. Já vivi tantas fases, até a fase de não saber. Hoje não tenho certeza, mas me inquieta o presente, sei que a próxima fase será decente do meu sonho receber. Não tem como ser pouco, tenho fé, tenho Deus, tenho coragem e amor, independente do que eu viva, no fim das contas é isso que importa. Quantos amores de verão que eu pensei que seriam pra sempre? Quantos amigos pra eternidade que sumiram depois de semanas. Mas o essencial fica, não muda e passe o tempo que passar, a fase que vier, a mudança que a ti se apresentar não abra mão. Aprenda a crescer, a se virar, mude os planos se precisar. Mas nunca jamais, deixe de sonhar.
 
Emilly Silva

Nenhum comentário: