quarta-feira, 2 de abril de 2014

Como Surgiu? Tatuagem


Como surgiu?



Hoje em dia quem não conhece alguém que tenha uma tatuagem. São tantos desenhos, frases e fatores diversos que levam uma pessoa a riscar seu corpo. O interesse por essa arte tem crescido a cada dia e os tabus tem sido quebrados. Em cada esquina vemos alguém com interesse na dita cuja, mas será que você já pensou como surgiu?

A tatuagem é a forma de modificação do corpo mais antiga e cultuada no mundo. A motivação para os cultuadores dessa arte é que seu corpo se torna uma obra de arte viva e temporal, tanto quanto a vida. Existem muitas provas arqueológicas que garantem que as primeiras tatuagens foram feitas no Egito entre 4000 e 2000 a.C. e também por nativos da Indonésia, Filipinas, Nova Zelândia e Polinésia, tatuavam-se em rituais ligados a religião.



Na Idade Média a igreja baniu a tatuagem da Europa, pois era considerado um ato de vandalismo ao corpo. A palavra Tattoo, como conhecemos hoje, surgiu já no século XVIII, com James Cook (que foi também o descobridor do surf), ele escreveu em seu diário a palavra "tattow", conhecida como tatau, que é o som feito durante a execução da tatuagem. Com a circulação dos marinheiros ingleses a tatuagem entrou em contato com diversas civilizações no mundo novamente. Porém, em 1879 o governo inglês adotou a tatuagem como uma forma de identificação de criminosos, e esta ganhou uma conotação de "fora-da-lei" no ocidente. A tatuagem elétrica no Brasil é recente, teve inicio em meados dos anos 60, através do dinamarquês Luck Tattoo. Que tinha sua loja na cidade de Santos, próximo ao cais que na época era uma localidade de boemia e prostituição. Isso contribuiu bastante para a disseminação de preconceito e discriminação. Hoje em dia, com a circulação de informação por meio da televisão e internet se tornou algo muito comum em todas as áreas sem distinções. Eu particularmente acho uma forma de arte muito bonita, mas também muito banalizada. As pessoas tatuam qualquer coisa em seus corpos, sem significado, apenas por modismos. Se você tem vontade de tatuar algo em seu corpo, acho que deve pesquisar bem e tatuar coisas que realmente tenham a ver com você, que te identifiquem ou algo com um significado especial para você. E vá em frente.


O que acharam do como surgiu de hoje? Eu achei muito legal e matei minha curiosidade, espero que a de vocês também. Beijinhos :))

 
Emilly Silva.

Nenhum comentário: