quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Alimentos para a memória e para ter mais concentração!


Algumas pessoas já voltaram as aulas e outras não, pra quem começou ainda da tempo de ler e aprender alguns alimentos que a natureza nos proporciona e que nos ajuda a melhorar a memória e a concentração. Primeiro vou explicar um pouco sobre o esquecimento.


Trata-se de fenômeno muito comum que, em maior ou menor grau, ocorre com qualquer pessoa. No entanto, é cada vez maior o número de pessoas que se sente incomodado com o problema e que busca solução.A principal questão, no que se refere ao esquecimento, é determinar sua causa. Alguns postulam que ocorre uma debilitação dos traços de memória com o passar dos anos. Outros, no entanto, acreditam que novos conhecimentos podem interferir e prejudicar a memória. O desuso provocaria um enfraquecimento dos circuitos da memória,. Isso pode explicar parte do problema, mas não todo ele. É fato que, com o passar da idade, as pessoas têm mais dificuldade para lembrar fatos passados, mas essa dificuldade é mais intensa em relação aos fatos recentes, enquanto fatos remotos marcantes, ainda que não utilizados com frequência, podem ser lembrados facilmente, inclusive em detalhes.Nenhuma dessas causas explica totalmente a ocorrência do esquecimento, mas não podem ser descartadas como componentes do problema. Há, no entanto, outro aspecto importante a ser considerado.

Não é possível evocar uma informação, se ela não foi devidamente arquivada. Para que o ser humano possa reter na memória  determinada informação, é necessário que sua atenção esteja voltada para isso. Sem atenção, não há qualquer possibilidade de guardar-se um fato e, sem guardá-lo, não há como recuperá-lo depois.
Alimentos que ajuda a concentração.



Cereais integrais. (Aveia, quinoa, cevada e etc.): Estes contribuem para a sua fibra dietética diária, o que mantém você satisfeito e seu nível estável de açúcar no sangue, resultando em um cérebro feliz. Os cereais integrais contêm também vitaminas do complexo B, que são necessárias para a quebra de carboidratos (fonte preferida do seu cérebro de energia) e um sistema nervoso saudável.

Ômega-3: Estes aumentam a circulação e são essenciais para o desenvolvimento do cérebro. Incluindo nozes, linhaça ou sementes de chia em sua dieta a cada dia melhorar a memória e aumentar o poder do cérebro.

Folhas Verdes: Eles estão repletos da luteína antioxidante, o que foi mostrado para prevenir o declínio cognitivo. Inclua verduras em sua dieta pelo menos duas vezes por dia. Eles são ótimos quando adicionado a sopas ou saladas.

O Óxido Nítrico (Cacau, gengibre, cebola e etc): É uma molécula de gás que dilata as artérias, resultando na redução da pressão arterial e aumento do fluxo sanguíneo. Não é encontrada em alimentos, no entanto determinados alimentos podem estimular a produção de óxido nítrico no corpo. Pimenta Cayenne, chocolate escuro, beterraba e tudo pode estimular a produção de óxido nítrico.

Alimentos que ajudam a memória.


Nozes: As nozes são pensados como alimento para o cérebro, não só porque eles estão em forma de um cérebro, mas porque eles são uma excelente fonte de ácido alfa-linolênico, um tipo de ômega-3, gordura que o corpo usa para fazer DHA, necessária para melhorar a memória. As nozes também contêm um antioxidante chamado ácido elágico, que ajuda a proteger o cérebro dos danos dos radicais livres. Sementes de linhaça e chia também são boas fontes.

Óleo de coco: O óleo de coco é o combustível perfeito, ele é abundante em ácidos graxos de cadeia média, o que é uma fonte de energia ótima para o cérebro. Compre um óleo de coco orgânico  de boa qualidade. Você pode adicioná-lo no iogurte. O óleo de coco também é um óleo de saudável para usar-se para cozinhar.

Ovos: Os ovos são uma das melhores fontes de colina, que é um importante nutriente utilizada para produzir a acetilcolina, um neurotransmissor envolvido na memória. A colina é encontrado na bainha de mielina que isola as fibras nervosas ao longo do cérebro, o que facilita a rápida transmissão de impulsos eléctricos.

Chá verde: Os chineses há muito acreditam que beber chá verde é bom para a sua memória. Agora, pesquisadores descobriram o porquê. O chá verde contém naturalmente altos níveis do produto químico EGCG (galato de epigalocatequina-3), que é um antioxidante potente. EGCG é benéfico para combater doenças degenerativas relacionadas à idade, incluindo a melhoria da função cognitiva e memória, de acordo com a pesquisa publicada na revista Molecular Nutrition & Food Research. Bebendo cerca de três xícaras de chá verde orgânico diariamente é uma excelente maneira de dar um impulso a sua memória.

Alecrim: Tradicionalmente alecrim tem sido usada para melhorar a memória. O óleo essencial é frequentemente usado na aromaterapia para aumentar a performance mental e a memória. Ervanários também usam como um extrato de ervas para fins de melhoria da memória. O alecrim também pode ajudar a melhorar a memória, aliviar a ansiedade e diminuir os níveis de cortisol.

Peixes Oleosos: Salmão, sardinha e outros peixes oleosos são ricos em DHA (docosahexaenoicacid), um tipo de ômega-3, ácido graxo que é um elemento essencial para o desempenho do cérebro e ótima memória. Essas gorduras cerebrais saudáveis mantem o revestimento das células cerebrais flexíveis para que as mensagens de memória possam passar facilmente entre as células. Comer peixe três vezes por semana e tomar um suplemento de óleo de peixe de boa qualidade vai ajudar a melhorar sua memória.

O que acharam das dicas? Eu estava precisando muito delas. Beijos

Nenhum comentário: