segunda-feira, 4 de março de 2013

Viagem

Oi meninas (os), meu dia foi uma loucura, acordei cedo pra ir a Paulo Afonso (BA) com a minha mãe, só que ocorreu um imprevisto e o compromisso que ela tinha pela manhã mudou para tarde então nós ficamos sem ter o que fazer até chegar o horário do seu compromisso. Decidimos passear pela CHESF  eu estava vestida para viajar e dormi a viagem inteira, mas fazer o que né? Imprevistos acontecem e esse eu gostei muito hahha!


Gente, pra quem não sabe a CHESF é uma usina hidrelétrica que gera energia pra praticamente o nordeste todo exceto o Maranhão. Lá tem várias Cachoeiras (Naturais) mas por conta da seca no nordeste o fluxo de água está bem menor então tá umas cachoeirinhas (kkk)


Lições de moral por toda a parte =)


Eu e mainha <3



Tem muitas pedras e rochas, toda a usina é feita e ornamentada por pedras é um trabalho lindo que só vendo pessoalmente mesmo.



Esse prédio foi o monumento que eu mais fiquei abismada, na verdade não é um prédio e sim um escritório antigo do paisagista da CHESF. É inspirada em um cogumelo e na parte de cima só tem um escritório, antes o acesso era livre para os turistas mas o elevador dava muito defeito e por conta disso foi interditado.





Um paredão que controla a água da usina todo feito de pedrinhas.




Lá tudo é muito verde eles preservam muito por isso, em todo local tem uma irrigação e jardineiros.



A ponte que Nazaré pulou na novela Senhora do Destino 







Entramos numa caverna que fica a 62 m abaixo do chão que equivale aproximadamente a uma prédio de 21 andares, chega dá um medinho. As rochas são frias e a caverna é muito ventilada.




Viram como tudo lá é feito de pedra?


E aí é onde acontece a produção de energia.






Homenagem a Castro Alves com o seu pema em rocha:
 "Enfim a terra é livre! Enfim lá do Calvário

A águia da liberdade, no imenso itinerário,

Voa do Calpe brusco às cordilheiras grandes,
Das cristas do Himalaia aos píncaros dos Andes!
Quebraram-se as cadeias, é livre a terra inteira,
A humanidade marcha com a Bíblia por bandeira-.
São livres os escravos... quero empunhar a lira,
Quero que est'alma ardente um canto audaz desfira,
Quero enlaçar meu hino aos murmúrios dos ventos,
Às harpas das estrelas, ao mar, aos elementos!



Primeira usina feita por Delmiro Gouveia.



Estátua de Castro Alves simbolizando o fim da escravatura.


Lanchonete, achei linda e o picolé de limão de lá é ótimo hahha



Não podia deixar de registrar os adesivos que estavam colados , esse mesmo é ótimo kk

Esse eu dedico pra minhas amigas hahaha


E depois da lanchonete passei por um túnel e fim. Assim acabou meu passeio pelo CHESF

Ao lado da CHESF tem uma praça chamada Belvedere (mirante em italiano) mas lá em Paulo Afonso é conhecida como praça dos namorados . E os domingos nessa praça é considerado o domingo da criança, a praça fica cheia de crianças com seus familiares, fazendo piqueniques.


O coração dele está sepultado aí neste local abaixo, eu me esqueci o que ele era kk, foi tanta informação que o guia falou que eu não gravei metade mas tentei só pra contar pra vocês!





Já cansadas fomos almoçar, num restaurante bem legal.


Eu tive que tirar uma foto da minha comida só pra mostrar pras minhas amigas que vivem reclamando de mim. (Em especial: Adriana e Dani, e aí tô aprovada?)



Com todos os compromissos resolvidos voltamos para casa e pra terminar o dia melhor ainda uma chuva.


Essa foi minha segunda com cara de feriado, é um lugar simples mas que tem uma história e toda uma luta. E sem contar que lá é mata por toda a parte, gostei muito mesmo não imaginei que seria tão bom!
Beijos, boa noite!
Iasmim Dantas

Nenhum comentário: