sábado, 8 de junho de 2013

Como surgiu? - Leite Condensado

Oi gente, tudo bem com vocês?

Hoje é dia de mais um "Como surgiu?" e como eu já havia contado como surgiu o brigadeiro, resolvi contar como surgiu um dos ingredientes mais importantes para fazer o mesmo, o leite condensado.


O Leite Condensado surgiu com as experiências do francês Nicolas Appert, na esterilização e conservação de alimentos em embalagens herméticas, e mais tarde com o empreendedor norte-americano Gail Borden, que tentando desidratar o leite de vaca comum, descobriu que, antes de transformar-se em leite em pó, o produto se transformava em leite condensado.
     Na Guerra de Secessão nos EUA (1861 – 1865) o leite consumido pelos combatentes no front,era levado através de tração animal o que era um problema, pois o leite estragava-se no transporte. O calor aumenta a perecibilidade do leite, e precisavam achar uma maneira de levar o leite do quartel até o front de batalha sem que ele estragasse.
     A solução encontrada foi mudar o ph do produto, já que em índices mais baixos (ácido) o leite se conservaria por mais tempo. As vantagens obtidas foram: maior tempo de conservação do produto, o leite tornou-se mais energético e o custo do produto permaneceu baixo.
Só depois surge a primeira indústria criada especialmente para a produção comercial do leite condensado. A Anglo-Swiss Condensed Milk, criada em 1866, que acabou gerando o nome do gênero do produto. Mas sete anos depois, a Nestlé adquiri a Anglo-Swiss e passa a produzir e comercializar o Leite Condensado em todo o mundo, criando o tão famoso "leite moça"
 
A chegada do leite condensado no Brasil
 
 
 
O “Leite Moça” já tinha em seu rótulo a imagem de uma camponesa suíça sob a marca original “La Laitière” ( vendedora de leite). Em cada país o produto teve que adquirir um nome adequado para cada tipo de idioma; na Espanha, o produto foi batizado de “La Lechera”.
No Brasil, os primeiros carregamentos do produto chegaram a partir do ano de 1890, e vendido em drogarias. Os brasileiros tinham dificuldade de pronunciar o nome estrangeiro da marca “Milkmaid”, passando a reconhecer o produto pelo desenho da moça no rótulo, daí todos passaram a designá-lo como o “Leite Moça”.
O leite condensado era uma ótima alternativa às faltas de leite fresco no mercado e por ser o único produto lácteo que poderia ser estocado. A primeira fábrica da Nestlé no Brasil, foi aberta em 1921, na cidade paulista de Araras. Na linha de produção foi impresso no rótulo o nome que já estava na boca do povo : “Leite Moça.”


Embalagem atual


 
Referências : Clique aquiaqui.

Então vamos agradecer a esses estudiosos que pensando em soluções para a sociedade da época, permitiu que hoje tivéssemos algo muito saboroso que compõe um dos doces mais simples e mais conhecido (brigadeiro) e pode ser introduzido em várias receitas. Hmmmm! 

Espero que tenham gostado, beijocup.


 

Nenhum comentário: